Sistema de seleção Bonsmara

Esse sistema foi criado para garantir um continuado melhoramento genético e garantir que somente animais com características e desempenho adequados sejam aprovados como reprodutores. São descartados todos animais que estão abaixo dos parâmetros estipulados pelo Prof. Bonsma. Isto é, o criador da raça mantém compromisso de medir todas as características correlacionadas, direta ou indiretamente, com esse sistema foi criado para garantir um continuado melhoramento genético e garantir que somente animais com características e desempenho adequados sejam aprovados como reprodutores. São descartados todos animais que estão abaixo dos parâmetros estipulados pelo Prof. Bonsma. Isto é, o criador da raça mantém compromisso de medir todas as características correlacionadas, direta ou indiretamente, com a produtividade e funcionalidade dos animais. Além das medidas objetivas, é muito importante a avaliação visual, pois vários aspectos como testículos, pelagem, couro, mucosa, aprumos, etc. também fazem parte dessa eficiência funcional.

Para um animal ser registrado, ele tem que passar pelo seguinte processo:

1. Pesagens: ao nascer, 100 dias, 205 dias, 365 dias e 540 dias.
2. Medições:
a. Altura: 365 dias
b. Circunferência Escrotal: 365 e 540 dias
3. Avaliação visual: entre 15 e 18 meses os animais são avaliados por técnicos da ABCB, quanto às características relacionadas com a fertilidade, musculatura, altura (frame), adaptação e, por fim, a eficiência funcional. A medição do desempenho é compulsória, portanto qualquer animal que tiver uma performance 10% abaixo da média é sumariamente descartado. Nos primeiros 5 anos do Bonsmara no Brasil, um técnico sul-africano vinha anualmente à convite da ABCB para participar da inspeção de registro definitivo e treinar nossos técnicos que, hoje, já estão perfeitamente capacitados para fazer essas inspeções.

A análise genética dos animais brasileiros é feita na África do Sul, com todos os animais lá produzidos, garantindo assim uma alta acurácia. É talvez a única raça no mundo que se faz avaliação de conversão alimentar.
Existem diversos locais na África do Sul onde esses testes são realizados e assim são geradas depois para essa característica.

A participação da raça em feiras e leilões é permitida e incentivada com o objetivo de divulgá-la e promovê-la.

O julgamento de animais em pista não é permitido, uma vez que são comparados animais criados artificialmente em cocheiras, sem qualquer parâmetro para avaliações necessárias, além de gerar animosidade e competição entre os criadores. Um dos conceitos importantes do Professor Bonsma era que os criadores de Bonsmara tinham que focar a evolução da raça como um todo.
A ABCB tem um programa que avalia e indica touros para centrais de inseminação com uma classificação de três a cinco estrelas, e estes últimos já terão acurácia suficiente nas DEPs, com diversas progênies avaliadas




Entre em Contato

Entre em contato conosco através do formulário abaixo.